Técnicas de Comunicação em Público

Existe um conjunto de regras e formulas que se devem utilizar para haver sucesso no contacto com o público.

Nesta formação pretendemos preparar o formando para se apresentar em público de forma segura e objetiva, potencializando o auto-conhecimento que permitirá controlar a ansiedade e o medo à exposição no discurso, alcançando um marketing pessoal positivo e um maior destaque profissional.

O objetivo deste workshop é:

  • Preparar os participantes para uma entrevista de emprego;
  • Dotar os participantes com instrumentos e técnicas que permitam o planeamento e a execução de apresentações eficazes;
  • Capacitar os participantes para apresentações de projetos e conferências;
  • Desenvolver competências intrapessoais e interpessoais;
  • Desenvolver competências de comunicação verbal e não-verbal.

Interessa a todas a pessoas que se relacionem com público e que façam apresentações pública: políticos, médicos, professores, estudantes, e todos que pretendam valorizar o seu currículo.

PROGRAMA

O Processo de Comunicação:

  • Os elementos básicos da Comunicação;
  • As barreiras da Comunicação;
  • As atitudes na Comunicação;
  • Como melhorar a Comunicação Interpessoal;
  • Técnicas de comunicação verbal.
  • Técnicas de comunicação não verbal: dinamizar a expressão corporal;

A preparação da apresentação e público:

  • Os primeiros passos para falar em público
  • A gestão emocional: Como Combater e enfrentar o medo?
  • Como preparar, planear e desenvolver uma exposição
  • As notas do Orador
  • A Preparação (Ensaio) para a apresentação
  • Conhecimento do espaço físico.
  • A improvisação – Quando temos uma branca
  • Atitude – Cativar o público
  • A Autoconfiança como chave para o sucesso na comunicação
  • A Apresentação em Público:
  • Técnicas de Apresentação:
  • A Postura Corporal
  • A Postura Espacial
  • O Corpo e a Voz como instrumentos para uma comunicação de sucesso
  • A Postura Vocal
  • O Gesto e o Movimento
  • Linguagem Corporal
  • Técnicas de respiração e de projeção da voz
  • A importância do autoconhecimento
  • Linguagem corporal – Interpretação dos sinais corporais
  • Técnicas de autodomínio e autoconfiança
  • Identificar e interagir com a audiência;
  • Previsão dos comentários e preparação das respostas;
  • Como prender uma audiência.
  • Recursos audiovisuais

Como se portar numa entrevista para um programa de televisão

MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO

  • A formação será essencialmente prática.
  • Exercícios práticos para melhorar a leitura ou apresentação em público de forma geral.
  • Exercícios práticos de entoação, pontuação e gestos.
  • Avaliação final com apresentação de exercício prático. (Vídeo e Fotografia)