Dificuldades na Aprendizagem da Leitura – Dislexia: Como Intervir?!

A Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem de origem neurobiológica, resultante de um défice fonológico. Caracteriza-se por dificuldades na correcção e fluência na leitura, nas capacidades de decifração e na ortografia.
O rendimento na leitura e na escrita situam-se abaixo do nível esperado para a idade, ano de escolaridade, capacidades cognitivas e condições educativas.
Estas dificuldades interferem significativamente com o rendimento escolar e as actividades que requerem aptidões de leitura e da escrita, que podem conduzir ao insucesso escolar, que, por sua vez, poderá interferir nas diversas áreas de vida da criança / adolescente – pessoal, social e académica.
As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita encontram-se muitas vezes relacionadas com outras perturbações do neurodesenvolvimento – Défice de Atenção, Perturbações Específicas da Linguagem, Perturbações do Espectro do Autismo, entre outras.

OBJECTIVOS
No fim do Curso, os Formandos serão capazes de:
• Definir e identificar sinais de Dislexia;
• Compreender e/ou realizar o diagnóstico de Dislexia;
• Implementar estratégias de intervenção nas dificuldades de leitura e da escrita, em contexto clínico, escolar e/ou familiar.

INTERESSA A
Psicólogos Clínicos e Educacionais, Professores, Educadores, Pais e outros técnicos ou pessoas que lidem ou cuidem de crianças e adolescentes. É potencialmente interessante para profissionais e utentes de estabelecimentos de ensino e centros de estudo.

PROGRAMA
Dislexia – Da Teoria à Intervenção
• Definições
• Epidemiologia
• Comorbilidades – Dislexia e outras perturbações do neurodesenvolvimento
• Diagnóstico diferencial
• Prognóstico
• Sinais de alerta
• Mitos
• Avaliação Diagnóstica – Critérios de Diagnóstico do DSM-IV

Dislexia – Intervenção

• Que intervenções resultam nas crianças / adolescentes com difculdades da leitura e da escrita?
• Treino da consciência fonológica
• Estratégias de intervenção em contexto escolar
• Estratégias de intervenção em contexto familiar

Estudos de Caso

Debate e Encerramento

MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO
Método expositivo e activo – estudos de caso.